Autoconhecer é Conhecer a Deus | O Autoconhecimento Como Privilégio do Ser Humano | O Universo Holográfico

Autoconhecer é Conhecer a Deus | O Autoconhecimento Como Privilégio do Ser Humano | O Universo Holográfico

Tempo de leitura: 3 minutos

Autoconhecer é conhecer a Deus.

Ao ser humano foi proporcionado muito mais do que a mente o permite perceber. Dentre todas as criações de Deus, poucas se equiparam aos filhos do Divino. O ser humano pode ter a consciência de que existe um Criador ao qual ele deve se encaminhar.

Homens e mulheres possuem a faculdade da escolha. A eles foi entregue a capacidade de manutenção de suas próprias vidas e a condução de sua raça. Ao ente humano foi concedida a oportunidade de se perguntar quem ele é, de onde ele veio e para onde ele vai. Ele possui a propriedade latente de se autoconhecer e perceber a verdade de que a mente é uma mentira.

AUTOCONHECER: A ESSÊNCIA INTERIOR DO SER

Se cada ser humano procurasse desvendar a verdade sobre si mesmo, sobre quem ele é, muito provavelmente os desequilíbrios do planeta seriam neutralizados. Melhor seria que cada um procurasse equilibrar seu mundo interno e não o mundo externo e aparente. Mas para isso deve-se buscar o autoconhecimento, a sabedoria sobre si mesmo.

CONHECER X AUTOCONHECER

O conhecimento sobre as coisas do mundo reside na mente passageira do ser humano, mas o autoconhecimento está enraizado na própria essência do homem e não se perde com o fim da existência física.

Devemos apenas querer buscar nos autoconhecermos através do esforço próprio de cada um. Não se pode explicar o que é o autoconhecimento. Ele deve ser vivenciado.

IGNORÂNCIA E COMPLEXIDADE

O mundo é simples como mundo, porém, através do prisma da ignorância ele se torna extremamente complexo. Não há maior ignorância do que aquela que nos impede de sabermos quem somos nós mesmos, não há maior complexidade do que aquela que decorre dessa ignorância de não se autoconhecer.

A TRANSPARENTE VERDADE: A UNIDADE COM O DIVINO SER

Aprender a se autoconhecer não é um privilégio reservado para alguns, mas qualquer ser pode ser instruído a se autoconhecer. Somente quem possui a transparência da Verdade pode mostrar o caminho para essa auto-investigação. Tal instrutor está presente entre nós. Mais adiante falaremos sobre ele.

Todo e qualquer ser detém as ferramentas necessárias para vencer suas limitações ilusórias e atingir a plenitude espiritual. Ele apenas deve buscar se autoconhecer e perceber a simples Verdade: o ser humano e o Ser Supremo são um só.

A PROJEÇÃO ILUSÓRIA DO COSMOS: O UNIVERSO HOLOGRÁFICO

O Supremo Ser não possui formas ou atributos, não é manifesto, ele simplesmente é. A manifestação se estende infinitamente através de todas as formas, seja no mundo físico, no mundo psíquico, no mundo emocional ou no mundo da mente analítica. O Universo como o conhecemos nada mais é do que uma projeção do Divino Ser, um reflexo da realidade divina, um efeito decorrente da Suprema Causa que é Deus.

A SABEDORIA INTERIOR É ETERNA

O ser humano deve procurar estar ciente de que a manifestação é transitória, assim como todos os fenômenos e conflitos que nela se sucedem. A existência física passa, a erudição mental também. Somente a esclarecedora experimentação espiritual é o que se retém límpida e verdadeiramente.

EXISTÊNCIA E ESSÊNCIA: A VONTADE DE DEUS NO MUNDO

Autoconhecer-se é imergir-se cada vez mais na essência e refletir essa imersão cada vez mais na existência. Isso não significa que devemos ignorar a existência, ou nos isolarmos do mundo, mas captar e aplicar o discernimento divino – a vontade de Deus – em nossas vidas e dar o exemplo àqueles que nos cercam.

AUTOCONHECER: O MESTRE INTERNO

O mundo se apresenta complexo porque teimamos em resolver os desequilíbrios da existência sem nos guiarmos pela essência. Esta pode tornar simples tudo o que é complexo. Tentar sanar os problemas do mundo somente com as ferramentas do mundo é efetuar uma poda. Quando nos guiamos pela essência, arrancamos o mal pela raiz.

Ajude nosso trabalho, adquirindo nossas publicações.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.